Blog criado para ajudar pessoas que estão passando por uma doença psicológica chamada Dermatillomania, que muitas vezes vem acompanhada da depressão e com isso baixa autoestima, melancolia, desânimo dentre outros sintomas.. Aqui será listado dicas para a cura, tratamentos e um pouco da minha história com a doença. A única intenção é ajudar aqueles que estão passando pelo problema e fazer com que todos possam se amar mais e finalmente parar de ver o espelho como um pesadelo diário.
segunda-feira, 16 de julho de 2018
Tentativas e tentativas
Olá, como estou sumida né?
Pois é... Comecei com esse desafio dos 15 dias e me deixou muito frustrada.
Aliás, fiz diversas mudanças em meus pensamento nos últimos dias.
Nesse tratamento as coisas mudam constantemente, como vocês já devem ter percebido, pois cada vez que venho aqui estou com algo novo para contar.
O bom disso tudo é que cada experiência me ensina não só a avaliar a situação, como também o que me faz bem ou não.
Esse desafio dos 15 dias no princípio fez algum sentido para mim, mas com o tempo comecei a ver que estipular um tempo para melhorar me deixava ainda mais ansiosa, e frustrada né?
Já que eu não conseguia ficar todos esses dias sem mexer no rosto :/
O melhor mesmo é pensar que temos um dia após o outro, e se eu não tivesse iniciado esse "desafio" talvez não entenderia a importância disso.
Sabe por que?
Porque eu ficava esperando ansiosamente que o tempo passasse logo para eu melhorar, achava que esses 15 dias eram a chave de tudo e depois tudo iria mudar. E não é assim, para começar você precisa se aceitar no presente. E isso é muito difícil para quem sofre desse mal.
Pois você pensa logo que ninguém pode ver o que você fez, ninguém pode saber que você ainda não melhorou, e consequência disso? Mexendo e mexendo e mexendo cada vez mais nas feridas para ver se elas melhoram. Que contraditório meu Deus.
Mas é assim que funciona.
Qual o pensamento que você precisa ter em mente ao invés de pensar que daqui a 15 dias terá melhorado?
O pensamento que vai melhorar, não precisa ser hoje nem daqui a 15 dias. Essa ferida terá fases e assim que ela passar por todas, ela irá sumir. Tenha calma e espere cada fase. Não se preocupe com o que os outros vão pensar ou dizer, se preocupe apenas com você, com a sua melhora. Os outros as vezes nem estão reparando nisso, você que dá muita importância, vai por mim.
Aaah e sabe aquele pensamento que se você tirar a casquinha ela vai sumir? Pois é, isso é que piora tudo. Então por mais que seja difícil (e essa é a grande dificuldade da doença) tente não tirar, espera uns 3, 4 dias que a aparência estará bem melhor. Se você mexer, tente se lembrar no que isso irá causar. Mas se não conseguir e acabar piorando tudo? TUDO BEM, daqui a alguns dias terá melhorado. Não se cobre tanto. Um dia de cada vez lembra?
O que precisa estar equilibrado é o seu emocional.
Recentemente consegui identificar duas coisas que me levam a mexer no rosto, uma delas é uma situação em específico que sempre que está perto de acontecer me faz ter crises, outra é a ociosidade, menina se eu ficar sem o que fazer corro para o espelho!!! É um saco.
Mas por um lado foi bom identificar tais coisas, assim eu procuro pensar em coisas que programei para essas horas, como por exemplo:
O quão perto estou de não ter nenhuma ferida no rosto, o que irei fazer quando isso acontecer, quais são os próximos passos do tratamento, o quanto me sinto melhor quando não me machuco e etc...
Por isso decidi voltar aqui, pra te dizer que vai passar, não tenha pressa disso.
Espere o tempo que for necessário e tenha em mente sempre esse pensamento.
No mais, eu mudei algumas rotinas de pele (o que acaba me ajudando muito psicologicamente).
Passei a lavar, tonificar e hidratar minha pele todos os dias de manhã e a noite. Além de esfoliar 2 vezes na semana. Isso me dá a sensação de que estou me cuidando e não preciso mais me espremer.
Comprei bons produtos, super indicados por dermatologistas e que eu já usava o sabonete que é a linha Effaclar da La Roche.
Voltei a usar a pomada que comentei a alguns posts atrás, (no post coloquei apenas as substâncias pois a que eu tinha era genérica mas agora descobri o nome dela e é "Quadriderm"). Mas modifiquei a forma de usar, antes eu estava exagerando tanto na aplicação que parece que fez um efeito contrário, agora após os cuidados diários passo uma quantidade menor apenas nas feridas e espero absorver bem, logo após aplico talco em todos o rosto e nas feridas para ficar tudo bem sequinho.
Isso ajudou além de cicatrizar mais rápico como também deixar minha pele com uma aparência melhor.
Pense junto comigo, você não precisa achar que é incerto o futuro do seu tratamento pois ele depende UNICAMENTE de você. Você é dono de si.
Você quer melhorar? Então você irá.
Pense nisso toda vez que sentir que a crise está chegando.
Não deixe de se medicar e claro de fazer suas orações diariamente.
Muita luz e forças para todos nós :)
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário